Pousada da Flor da Rosa

A Pousada fica num mosteiro-fortaleza, no meio de lado nenhum. O mosteiro foi mandado construir entre 1351 e 1356 por frei Álvaro Gonçalves Pereira, pai de D. Nuno Álvares Pereira. À primeira vista, a construção faz lembrar um castelo, com as suas torres e as frestas e a sua utilidade seria, em princípio, a segurança das fronteiras de Portugal.

Em 1527, a Ordem dos Hospitalários muda de nome, passando a chamar-se Ordem de Malta e, no ano seguinte, o filho de D. Manuel toma conta do mosteiro, alargando o número de aposentos. Depois, vêm os Filipes, o terramoto de 1755 e um temporal devastador, em 1897. A coisa foi-se arruinando. Em 1910, o mosteiro da Flor da Rosa é declarado monumento nacional e, 30 anos depois, começa a reconstrução. Em 1991, a Enatur adquiriu o mosteiro e encarregou o arquitecto João Luís Carrilho da Graça da recuperação do edifício.

Quando se chega à Pousada, a visão é bizarra: assim, no meio de lado nenhum, surge este edifício medieval, imponente e austero, rodeado de pequenas courelas, onde autóctones cultivam couves e guardam ovelhas. Os galos a cantar às 5 da manhã e os canitos a ladrar, impedem a ordem do silêncio, que devia vigorar por aqui.

flordarosa2.jpg

A adaptação do edifício a Pousada é excelente. O arquitecto até parece que não mexeu em nada. Os quartos são sóbrios, a sala do bar é muito bonita e a ala nova quase não se dá por ela.

Ali, a 30 km, fica Marvão. Lindo! Pena que esteja tudo em obras, para remodelar a canalização e acabar com a praga das antenas de televisão.

One thought on “Pousada da Flor da Rosa

  1. A pousada teve uma recuperação de nível excepcional.
    Parabens ao arquitecto e ao dono da obra.
    Em sentido contrário vá ao Castelo do Crato para ver a série de atentados feitos ao património.
    Desde pintarem pedras até aos gessos, cimento armado e ferros para acrescento de paredes tudo tem sido possível fazer naquele castelo com uma completa impunidade.
    Uma vergonha

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.