Cadáveres esquisitos

bodies.jpg“O Corpo Humano como nunca o viu” – é o subtítulo da exposição “Bodies”, patente no Palácio dos Condes do Restelo, na Rua da Escola Politécnica.

Graças a uma técnica que envolve preservação por polimerização, e graças a uma série de chineses que (supõe-se) doaram os seus corpos à Ciência, podemos ver como somos por dentro.

Para quem tirou o curso de Medicina e apenas teve direito a um bocadinho de cadáver, nas aulas de Anatomia, esta exposição é uma revelação. Ali, bem à vista, estão estruturas, que só conhecia dos livros do Rouviére: nervos, tendões, músculos, articulações, vísceras.

Muito didáctica, bem documentada, a exposição permite-nos perceber a complexidade do corpo humano e como todas estas estruturas se complementam.

Li alguns comentários menos entusiasmados, criticando o lado “espectacular” da exposição. De facto, não era preciso colocar um cadáver na posição de “O Pensador”, de Rodin, para chamar a atenção para o cérebro – mas a Ciência também pode ser espectacular e, talvez assim, chegue a mais pessoas.

7 thoughts on “Cadáveres esquisitos

  1. muito fraquinho… com o trabalho q fizeram, bem q podiam ter feito uma exposição como deve ser… os textos parecem tirados do livro de biologia do 9ºano….

  2. Ainda não sei… mas espero gostar quando lá for.
    acho que vai ser uma experiencia gira e se calhar arrepiante.

  3. E se calhar já pensaram que nem toda a gente tem os estudos necessários para compreender textos mais elaborados?! Devo de facto dizer que a exposição está de facto magnífica!

  4. Fantástica! Esta exposição foi uma obra de arte!

    Podem dizer muita coisa, mas acho que está muito bem organizada e documentada. Curiosa, puxa muito a atenção.
    Não é nada arrepiante ou horrível. Dir-se-ia que não são corpos reais! Mas são! Não dão qualquer pavor, estão tão bem conservados que é impossível não olhar.

    Adorei

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.