Buenos Aires – 2

10.10.07 – Hoje andámos cerca de 15 km. O almoço foi num McDonalds, na Calle Florida. Viagem sem, pelo menos, uma refeição no McDonalds, não é viagem e penso que já comemos McDonalds nos 5 continentes.

buenosaires_parlamento.jpgA caminhada foi até à Avenida de Mayo, que percorremos entre a Casa Rosada e o Parlamento, para ver os edifícios imponentes que por lá existem, nomeadamente o edifício do jornal La Prensa e o próprio Palácio dos Congressos, que é uma bisarma tipo White House. Há ainda um outro edifício, o Barolo, construído em 1922 e que é uma homenagem à Divina Comédia, de Dante.

O tempo continuou instável, alternando chuviscos com lampejos de sol aberto. Continuámos por ruas mais secundárias, até à Corrientes, passando, novamente, pelo Obelisco. Milhares de pessoas de um lado para o outro e milhares de carros e autocarros de passageiros (os “colectivos”), saturando o ar de monóxido de carbono. Ao fim da tarde, as ruas são invadidas pelos “cartoneros”, que são tipos que fazem a escolha do lixo, salvando o que pode ser reciclado.

De regresso à pedonal calle Florida, entrámos no enorme Pacific Mall, para comer um gelado no Freddo e, assim, repor as calorias que gastámos na caminhada. 

buenosaires_pueromadero.jpgDepois de descansar alguns minutos, avançámos para Puerto Madero, assim chamado em homenagem ao arquitecto responsável pela renovação desta zona da cidade, Eduardo Madero. Os armazéns de cereais vindos das Pampas, em tijolo vermelho, estão transformados em restaurantes. O rio de La Plata aqui, está condensado em quatro canais, um dos quais serve de marina. Mais à frente, a ponte da mulher, do espanhol Calatrava. É uma zona agradável, esta de Puero Madero, embora não se sinta a proximidade do rio, como nas docas, em Lisboa. De facto, o estuário do La Plata, sendo o maior do mundo, parece um mar, que fica lá longe da cidade e Buenos Aires desenvolve-se, toda ela, de costas para essa imensidão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.