Churchill deixou de fumar

Não quero transformar o Coiso num site dos fervorosos fumadores. Fumar faz mesmo mal à saúde!

Mas eles provocam-me!

Mais uma notícia de hoje: o actor britânico Mel Smith estreou ontem a sua nova peça, no Fringe Festival, em Edimburgo, Escócia. A peça chama-se “Allegiance: Winston Churchill and Michael Collins” e Mel Smith (quem se lembra da série da BBC, “Not Nine O’Clock News”?) interpreta o papel de Churchill que, como se sabe, era um inveterado fumador de charutos.

No entanto, Mel Smith não foi autorizado a fumar durante a peça, devido à nova lei anti-tabaco da Escócia que, além de proibir o fumo nos bares, cafés e outros locais públicos, também proíbe que os actores acendam cigarros ou charutos em palco. Smith foi ameaçado de ter que pagar uma multa de mil libras, caso insistisse em fumar em palco.

Segundo a notícia, a peça, de autoria de Mary Kenny, “conta a história do encontro entre Churchill e o independentista irlandês, Michael Collins, numa noite de 1921, em que houve certamente muito álcool e charutos”.

Minutos depois de terminada a representação, Smith fez questão de aparecer à janela do teatro, fumando e disse: “Adolf Hitler teria ficado deliciado com esta lei. Parabéns, Escócia”.

Portanto, aqui temos mais um exemplo de rescrita da História: já tiraram o cigarro da boca de Malraux, nos selos, substituíram o cigarro pela palhinha, ao pobre do Lucky Luke, sacaram o cigarro da mão de McCartney, na foto da capa do Abbey Road, e agora chegou a vez de Churchill ser impedido de fumar o seu charutinho.

Esta malta está a ficar apanhadinha!

10 thoughts on “Churchill deixou de fumar

  1. Isto é absolutamente patético! Churchill sem charuto? Isso é o mesmo que Ron Jeremy sem pila!

    Essas coisas de alterar a História para reflectir a opinião de algumas elites faz-me lembrar de uma maneira assustadoramente óbvia, o «1984» do George Orwell… A Oceania nunca esteve em guerra com a Eurásia…. A Oceania sempre esteve em guerra com a Eurásia.

    Apagar cigarros da mão do mcCartney na capa do Abbey Road parece-me praticamente o mesmo do que apagar certos membros do partido de fotografias com Stalin…

  2. Anda tudo doido! Que se façam leis, motins e paneleirices afins contra o tabaco ainda se suporta. Agora, que um personagem representativo de um presidente historico de um pais também ele historico, perca todo o realismo é absolutamente barbaro.

    Toda a gente sabe que Churchill fumava (se é que ainda não fuma um charutito la do outro lado em grande pagode com as divindades). Sera que um personagem vai trazer assim tanta ma influência a uma plateia? E sera que o fumo do actor vai intoxicar toda a sala?

  3. Vantagem de Ron Jeremy: por enquanto, ainda nos é permitido usar a pila nos bares, restaurantes e outros locais públicos. No entanto – hélas! – deve ficar escondida!

  4. Pois e acho muito mal! É um cerco que se aperta às pessoas com pila! Não me é permitido mostrar a pila em lado nenhum! Nem sequer em espaços abertos! Ao que isto está a chegar…

  5. Os ingleses não sabem bem para que serve uma pila, por isso não incomodaram esse tipo. Outra coisa se passaria, se ele estivesse a fumar charuto!…

  6. E fiquei admirado por terem deixado a minha mulher fumar sossegadamente o seu cigarrinho na estação de comboio.

    Eu estava sempre à espreita a ver quando vinha algum artolas argumentar que apesar da dimensão da estação, aquilo continua a ser um espaço fechado e tal e coisa. Mas la escapamos impunes! Se calhar ja la circulam as nossas fotos como se de autênticos terroristas nos tratassemos!

  7. Não, Pedro… se tivesses lido o livro da Dra. Tatiana, saberias que é: “quanto maior o macho, mais pequena a pila”. Podes confirmá-lo com o excerto do livro de Olivia Judson, que transcrevi, e que nos fala do gorila (pila de 5 cm) e de uma espécie de pato minúsculo (pila de 20 cm!). Nenhuma deles fuma charuto…

  8. Deve ser por isso que em três horas de enfadonho “king kong”, versão Peter “masturbação mental” Jackson, não vi os genitais do gorila gigante uma única vez.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.