4 meses sem fumar

A ausência de cigarros já não me faz diferença nenhuma. Sinto-me mais livre: quando fumava, estava sempre à espera do intervalo para poder fumar; sem dar por isso, um tipo organizava a vida, de modo a arranjar maneira de poder fumar um cigarrinho – isto, claro, desde que se descobriu que o tabaco fazia mal à saúde (todos nós nos lembramos do tempo em que toda a gente fumava em todos os lugares e ninguém questionava esse facto…)

Claro que tenho algumas saudades, mas o luto está quase feito.

Agora, surgiu a notícia de que o Champix poderá ter, como efeito secundário, o aparecimento de ideias suicidas. É irónico – um fumador é, por definição, um suicida; um suicida lento, mas um suicida.

Recebi, entretanto, uma série de comentários sobre esta notícia (ver “30 dias sem fumar“). Claro que toda a gente que está a tomar Champix, ficou muito preocupada. Não vale a pena, meus amigos. Passo a explicar:

– se são (ou eram) fumadores, têm tendências suicidas há muito tempo

– se, ao tomarem Champix, sentirem que a vontade de acabar com a vida cresce, de dia para a dia, desistam do medicamento e voltem a fumar; o resultado será o mesmo, isto é, acabarão com a vida

– em último lugar, fiquem com este pensamento: esta notícia (o Champix pode provocar ideias suicidas), não será resultado do lobby da Tabaqueira?

De qualquer modo, estou há 4 meses sem fumar, sinto-me bem e tenciono continuar assim.

30 thoughts on “4 meses sem fumar

  1. Boas Festas Artur e um 2008 grandioso para toda a família.
    Já tenho o Champix comprado e vou em breve começar a tomar.
    Não acredito em suicídios, por acaso até gosto bastante de estar vivo.
    Aliás sigo a velha máxima “Mal por mal, antes rico e com saúde que pobre e doente”. Agora estou profundamente convencido que o perigo de tendências suicidas foi inventado e será AMPLAMENTE explorado pelas multinacionais do tabaco. E devo concordar que é uma ideia genial. Os tipos são MESMO bons

  2. Concordo com o lobby das tabaqueiras!! E se, de facto, o Champix for amigo do suicidio, então conjuga-se-lhe um Prozac e um Cutty Sark à noitinha e essas vontades devem passar logo!

  3. Boas Festas Raul Calado! E vá em frente sem fumo! Ainda hoje comprovei que vale a pena, subindo a ladeira do Ginjal para o Forte de Almada, quase em passo de corrida. Tenho as artérias muito mais desentupidas (incluindo as que mais interessam, que são as penianas, como sabe)!
    E o Champix é apenas uma bengala – eu limitei-me a tomar durante um mês.

  4. Obrigado Pedro! Para nós, 2007 também foi um ano porreiro e a hierarquia é igual: em primeiríssimo lugar o nascimento do Tiago e, depois, o facto de a nossa casa deixar de cheirar a tabaco

  5. Bom Natal! Especialmente um Natal sem fumo é o que mais desejo. Estou no 7º dia de Champix e ontem só fumei 3 cigarros(para quem fumava 30… é uma grande vitória).

  6. Bom dia e Feliz Natal para todos

    Encontrei há dois dias este espaço e gostei, é muito bom contarmos as nossas experiencias. Eu estou a tomar champix, iniciei hoje a 9 semana e estou sem fumar há 7 semanas. Claro que estou a ter acompanhamento médico, isso é fundamental. Claro que estou a toda a hora a pensar no tabaco. Portanto vai fazer para a semana 2 meses sem fumar, gostaria que quem já passou pela experiencia, qual é o pior periodo? Quando ficarei mais tranquila e sem pensar tanto no tabaco?

    Obrigado

  7. Nunca mais vai esquecer o tabaco, Maria. O tabaco é um companheiro. Ao deixarmos de fumar, é como se esse companheiro morresse. Fazemos o luto, continuamos com a nossa vida, mas nunca esqueceremos o noss querido companheiro, que tantos momentos bons nos proporcionou. Ser ex-fumador é como ser ex-alcoólico: tem que continuar a contar, dia a dia, os dias sem fumo, como os ex-alcoólicos contam os dias sem álcool.

  8. Obrigado pela resposta Artur.
    Amigos meus que passaram por esta experiências, dizem que são os 3 primeiros meses os piores. É que eu estou a chegar ao segundo mês e estou sempre sempre a toda a hora só a pensar nisso. Outro medo que tenho é quando parar de tomar o Champix como será? Eu agora estou a tomar dois por dia, um de manha e outro a noite.

  9. nenhum dos comentadores nem o autor do site vao acreditar em mim, eu sei, mas digo-vos; fumava, cortei com o cigarro, rosnei às pessoas, fechei portas com os pés, discuti com policias, etc. e depois veio esta magnifica fase pacifica em que me encontro – fumo um cigarro lá muito de longe em longe, em ambiente de festa, como se fumar fizesse parte da festa. nao fumo em casa nem no gabinete, nem no carro, nem pensar :) juro que é possivel e aparentemente, nesse ritmo, é tão mau para a saude como tudo o resto que nos rodeia. digamos que o cigarro é um amigo que tem lá a vida dele e com quem falo algumas vezes por ano. ;)

  10. Eduarda Maria: sorte a tua!
    Maria: eu só tomei Champix durante 4 semanas; não há que ter medo – tudo o que nos possa acontecer é menos grave do que voltar a fumar

  11. Eu estou a tomar o champix há 9 semanas, como devo fazer para parar ou reduzir. Será mal terminar de um dia para o outro? Eu estou a tomar 1 de manha e outro depois de jantar?

  12. reduzir para meio+meio durante, digamos, 2 semanas, depois só meio comp mais uma semana e depois parar. Isto é apenas uma sugestão. Também podes experimentar parar de repente – nada é pior do que fumar…

  13. eu so quero deixar um comentario relativamente à questão levantada pelo Infarmed sobre os possiveis efeitos secundarios do champix, e visto eu ser um profissional de saude e acreditar na idoneidade do infarmed e saber que não são de maneira alguma manipulados pela tabaqueira ou por qualquer outro organismo que lucre directamente/indirectamente com a venda de tabaco, o meu comentario sobre os efeitos secundarios é o seguinte:Vão enfiar essa a outro!AHAHAHAH
    Associarem casos pontuais, com depressões, à terapeutica com vanericlina,substancia activa do champix é um pouco estranho….ja vi o Infarmed retirar lotes ou mesmo medicamentos(prexige) porque uns infelizes tomaram quatro vezes mais a dosagem recomendada pelo medico porque pensam que se tomarem mais medicamento ficavam curados mais depressa e consequentemente tiveram problemas a nivel do figado e o infarmed retirou logo o produto do mercado e se o champix fosse causador directo/indirecto de mortes por suicidio eles não retiravam do mercado?volto a frisar:Vão enfiar essa a outro!ahahahah

    boa sorte para quem vai deixar de fumar pq eu tambem vou tentar.e com Champix…Depois passo por ca para deixar testemunho.A nao ser que me suicide antes…

  14. Comecei a tomar Champix á 3 dias, fiquei preocupada com o que diz o Infarmede e outros comentários acerca do medicamento. Já pensava em parar. Agora que conheci este<blog e as vossas opiniões, vou continuar a tentar deixar de fumar, mesmo com esta “bengala”

  15. Bom dia. Hj fui à farmácia para comprar pstilhas e aconselharam-me o champix.Comprei. Vou hj mesmo começar a tomar. Gostei de conhecer o blog, como diz alguem é bom para partilharmos experiencias, frustrações e ansiedades. espero conseguir.

  16. Boa tarde.
    Fumava há 14 anos (tenho 26) e já tinha experimentado vários tipos de tratamentos para deixar de fumar, tais como, pastilhas, pensos dérmicos e afins.
    Então decidi tomar o Champix…so tomei um mes e ja vou no 15º dia sem Champix e sem tabaco.
    Não tenho problemas nenhuns de ansiedade e sinto-me muito melhor!
    Espero assim continuar!:)

  17. Este remedio acabou com a minha vida. Tenho 1,80 de altura, pesava 70kg, agora depois de 3 meses tomando este remedio (agora já fazem mais 4 meses que parei de tomar), ainda continuo fumando (bem mais que antes) e estou pesando 96 kg.

    Não consigo parar de comer, este remedio acabou com a minha vida. Não tenho mais roupas, nenhuma roupa serve mais em mim.

    Acho que preferia ter morrido fumando do que estar do jeito que estou agora.

  18. Parabéns a todos,

    aos que deixaram de fumar, mas especialmente a quem tentou e não conseguiu.

    eu tenho 37 anos, fumei 10 anos, deixei por 6,5 anos voltei novamente
    por 3,5 anos e parei por 4,5 meses e voltei novamente, este domingo
    não lhe toquei, hoje segunda e a trabalhar nada.

    vamos ver se à 3ª é de vez

    P.S. É uma pena não continuar a ajudar o Governo Sócrates a baixar o défice.

  19. Nunca fumei, mas, desde já parabenizo a todos que estão disposto a parar de fumar esta desgraça dos infernos. Voces vencerão e em breve com muita alegria e liberdade poderão dizer: EU VENCI ESTE VICIO MALDITO..SOU LIVRE..
    Nunca desanimem, lutem, vale a pena. Sofre por causa da abstinencia? sim, mas o sabor da vitória é incomparavelmente melhor..
    Deus lhes ajudem…..a vitória é certa…mais saúde e grana no bolso..

  20. Não tive efeitos colaterais significativos, mas notei que a minha libido diminuiu bastante, não a ereção, mas a vontade de fazer sexo. Será que é só falta do cigarrinho?

  21. Caros amigos, comecei a tomar champix a 15 dias, à 7 dias que nao fumo, nao tive efeitos secundários nenhum, durmo lindamente. A unica coisa em que vos posso ajudar é a tomar champix sempre depois de uma boa refeição. Espero que vos tenha ajudado e boa sorte.

  22. Comecei a tomar Champix há 15 dias, mas continuo fumando uns 3 cigarros por dia. Tem dia q fumo 5.
    O que será que acontece?
    Eu fumo há 56 anos e estava fumando 50 por dia, portanto, fumar 3 por dia, é quase parar .
    Eu não consigo parar de uma vez, pq não consigo conviver com a expressão “nunca mais”.
    Aí, eu entro num desespero total.
    Como o médico receitou tb Êxodus, eu durmo demais.
    Não sei qual dos dois dá sono assim.
    Tenho pavor de voltar a fumar, pois estava me prejudicando muito.
    Já estou me sentindo bem melhor, a respiração está ótima e o fôlego também.
    Eu tb tomava 2 latas de cerveja, religiosamente toda noite e parei com isso tb.
    O cigarro eu adorava, mas a cerveja, eu odeio.
    Odeio o cheiro e odeio o gosto e era viciada, pode?
    Adorei ter parado com a cerveja e já emagreci 2 quilos e meio.
    Bom, e o sono tá chegando de novo.
    Boa noite.

  23. Eu tomei as pastilhas nicorette nos primeiros 3 dias…. depois achei que não valia a pena gastar mais dinheiro em pastilhas e não tomei nada, foi horrivel os primeiros dias e os primeiros meses! O exercicio fisico ajuda muito não para emagrecer mas para relaxar….. emagrecer só com regime e exercicio ao mesmo tempo e sem pensar muito nisso que senão dá fome e raiva! Faço um ano em Agosto, ainda sinto a falta mas já me mentalizei em não fumar e se voltasse ia achar-me a maior bosta existente na terra abrc e continuem se estiverem muitos irritados nem que metam um xanax no bucho ou bebam uns copos tudo é permitido menos dar pancadaria na familia abrcs

  24. Ao fim de 40 anos a dar lucro à tabaqueira, com letra minúscula, resolvi cortar com isso. A minha médica aconselhou-me o Champix, mas eu pensei que na verdade o champix estava em mim e não nos fármacos disponíveis. Estou sem fumar há um mês e faço questão de continuar sem fumar, não de uma forma IRREVOGÁVEL, porque essa é duvidosa….mas sim através de uma conquista que sei ser difícil, mas que tem outro sabor se for conseguida apenas com a nossa força de vontade. Se eu consegui, então toda a gente consegue.

  25. Boa noite
    Estou a tomar champix, já vou na segunda caixa, sinto que já não estou tão ansiosa para fumar mas tenho e que pelo menos fumar o 1 cigarro dia, durante o dia vou dando umas “passas” para matar o vício de boca …. Mas passei de 20 cigarros por dias para 3 , mas gostava de saber se pode continuar a fumar depois dos prazo dos 8 -14 dia que deveríamos parar.
    Esta a ser muito difícil largar este vício pois eu adoro fumar, mas quero/tenho e por razões de saúde de deixar de fumar, mas penso não ser forte o suficiente para largar de vez…. O meu cigarro preferido e da manhã, alguém está na mesma situação? Obrigada

  26. Há uns dois anos tomei champix e parei de fumar durante cinco meses, e naquelas “bobeiras” de dar um peguinha, porque acha que não vai voltar a fumar, acabei voltando. Tenho 42, e fumava desde 19 anos, não muito, fumava dois cigarros por dia (segunda a sexta) e final de semana de 5 a 10 (sabado e domingo).
    Resolvi tomar champix novamente. Comprei o tratamento inteiro e tomei quase duas caixas. Estou sem fumar desde 29/07. Dizer que não sentimos mais vontade, é mentira. Sabemos o quanto o cigarro é prejudicial, mas também sabemos o quanto é bom…pelo menos para os fumantes.
    Parei o champix de repente, sem ir diminuindo a dose, no dia 29/09, e desde o dia 01/10, estou com insônia. Não li nada a respeito de que possa ser da interrupção champix, mas pode ser da falta de nicotina. Alguem teve algum sintoma parecido? E o que fez? Estou a 10 dias dormindo apenas 3 a 4 horas por noite…obrigada:)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.