Três terços não é uma unidade?

3tercos.jpg

Notícia de hoje, do Público: “Confirmada ligação entre líquido para lentes de contacto e infecções oculares – três terços dos doentes confirmados nos EUA tiveram de fazer um transplante de córnea”.

Leio o título e exclamo: “Xiça! Ainda bem que não uso lentes de contacto!”

É que, quando andava na escola, ensinaram-me que três terços equivale a uma unidade, o que quer dizer que TODOS os doentes que usavam o tal líquido (ReNu – faz lembrar o “rei vai nu”) tiveram que fazer transplante de córnea.

Leio depois a notícia e fico baralhado. Afinal, os cientistas, diz a notícia “não sabem ao certo a sua (da infecção) origem”. Mau… então a culpa da infecção não era o tal líquido?…

Mais à frente, a notícia acrescenta: “pesquisas adicionais do centro americano para o controlo e prevenção de doenças junto de 164 casos de queratite microbiana (infecção da córnea provocada por um fungo) confirmados nos EUA permitiram constatar que as pessoas que usam a solução para lentes de contacto ReNu MoistureLoc têm 20 vezes mais probabilidades de contrair a doença.”

Falta de vírgulas à parte, percebemos que, afinal, a malta que usa o líquido só tem mais 20% de probabilidades de apanhar a infecção. Quer dizer: nem todos a apanham.

E continua a notícia: “este novo estudo, publicado esta terça-feira no Journal of the American Medical Association, revela que um terço dos americanos que contraíram queratite tiveram de fazer um transplante de córnea.”

Mau Maria!… Então, agora, já não são três terços? É só um terço dos americanos? Ou será, apenas, um terço dos 164 doentes estudados?

Que grande confusão!

O que vale é que o tal ReNu foi tirado do mercado.

O mesmo devia acontecer a quem escreveu esta notícia…

9 thoughts on “Três terços não é uma unidade?

  1. 3/3 infectados?!!!
    Eishhhh…..Pior que a Gripe das aves…caso a moda pegue!

    Realmente deve haver um problema generalizado com os 3/3 de hoje em dia!

    Há tempo tava a falar com uma pessoa amiga sobre alguem nosso conhecido que apanhou uma pena e que neste momento se encontra a cumprir o castigo… e as tantas eu questiono:

    “Ele sai em liberdade condicional ao fim de quanto tempo?” Ao que me responderam “Ele (fulano detido) disse-me q era para sair apos cumpridos 3/3…” Ao que respondi…”Não. Tas a querer dizer 2/3, correcto?!!” e sem querer dizer e criticar esse lapso e erro crasso fico a espera q ela me diga ” Ai…sim …desculpa! 2/3 “….MAS NAO!! RESPONDER “SIM, SIM, 3/3 PELO MENOS FOI O QUE ELE ME DISSE…”

    Eu desisti!! Agarrei e disse…OK, OK!!!

    Que se pode fazer……

    “ca nervos…so me apetece bater a estas pessoas!” Aiiii

    Beijos
    Ana F.

  2. Afinal tu ainda és do tempo em três terços era uma unidade, agora 3 terços são aqueles colares que se vendem na parfois que a mamã usa; a mamã e as outras senhoras!
    Daí a confusão do jornalista que deve ser novinho…

  3. Ou então, deixam-se as lentes de contacto para as vedetas e continua-se a usar os inofensivos óculos. Basta ter gosto e escolher bem, que alguns modelos até favorem a aparência.

  4. … Claro que com tantos matemáticos ninguém se queixou do 20vezes serem afinal mais 20%… ( 20x=1,2x) matemática do 7º ano acho eu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.