30 dias sem fumar

Já passaram 30 dias!

A coisa vai, já só com meio comprimido de Champix ao pequeno-almoço.

Claro que não há dia nenhum que não me apeteça fumar um cigarrinho. E, ao longo de cada dia, há várias ocasiões em que um cigarro vinha mesmo a calhar. Mas bebe-se um golo de água, masca-se uma pastilha elástica, chupa-se um palito, e a crise passa.

Dois apontamentos: não é tão difícil como eu imaginava, mas só agora percebo que estava mesmo dependente da nicotina (dou por mim a pensar «tenho-me portado tão bem, que mereço um cigarro!»).

Pensamento racional: acabaram-se os cigarros porque fazem mesmo mal à saúde e está-me a apetecer viver mais uns anos.

Emocionalmente: que se lixe a saúde! Dêem-me o meu cigarrinho de volta!

Vasco Pulido Valente escrevia, há uns tempos, que «viver sem cigarros era como escrever sem pontuação».

É uma boa imagem mas o que é verdade é que se pode escrever sem pontuação o texto talvez fique um pouco mais confuso mas não é por isso que não se consegue comunicar

Por outro lado, se o uso de vírgulas e de pontos finais (cigarros) implicar um cancro no pulmão ou na bexiga, então prefiro escrever como o Saramago.

Mais vantagens: ao fim de 30 dias está melhor o fôlego, está melhor o hálito, está melhor o cheiro e está melhor a performance em geral (e também essa, em particular…)

Outra grande vantagem: já posso dar grandes beijos no meu neto sem estar com receio que ele se enjoe com o cheiro a Marlboro.

E o meu neto até já tem um dente!

Só uma nota final: continuo com saudades e cheira-me que vou continuar com saudades. Tenho que fazer de conta que o tempo em que fumei é como um país longínquo que visitei uma vez, de que gostei muito, mas ao qual não posso voltar nunca mais, porque desapareceu, qual Atlântida.

E quem poderá, alguma vez, esquecer a Atlântida?…

PS (escrito em 6 de Janeiro de 2008) – 4 meses e meio sem fumar! Avancem para o post “2008 – um ano sem fumo“.

60 Responses to “30 dias sem fumar”

  1. paula Melo says:

    Olá a todos. tenho 41 anos e já deixei de fumar muitas vezes…a mais prolongada durante a gravidez.
    Mas voltava sempre a fumar compulsivamente. Asmática na infância e agora também da vida adulta, já me custava fumar. muitos cigarros não sabiam bem, mas eram um escape.
    Nicoretes, champix, ansiolíticos, anti-depressivos – nada resultou
    Até que decidi tentar a hipnose. Custou 300 euros MAS NÃO SENTI MAIS VONTADE DE FUMAR.Numa única sessão. Viciada em café (e claro o cigarrinho da praxe a seguir) continuo a tomar os cafés que quiser, não aumentou o apetite e nem a ansiedade (que faz parte de mim).
    Deixei de fumar após uma sessão de 2 horas de hipnose clínica, em 28 de Julho de 2010…já lá vão 3 meses e NÃO QUERO FUMAR MAIS.
    Aconselho vivamente a hipnose clínica para deixar de fumar – sem comprimentos, sem ansiedade, só com vontade de deixar de fumar. Acho que FORÇA DE VONTADE É FUNDAMENTAL MAS ACHO QUE O FACTO DE ESTAR FARTA DE FUMAR É MAIS IMPORTANTE.
    Os dentes amarelos, a roupa a cheirar sempre a tabaco, os cigarros que se fumam sem prazer e alguns sustos de saúde (comigo não resultou só um susto, iveram que ser mais) fazem-nos pensar se queremos mesmo destruir-nos. E eu cheguei à conclusão que gostava de ver o meu filho de 5 anos crescer. Acho que ainda precisa de uma mãe por alguns aninhos…;)
    Boa sorte para quem quiser tentar deixar de fumar…e parabéns para quem já o conseguiu.
    É pena não existir uma página no facebook sobre deixar de fumar (tipo chat).

    • Paulo Bianchini says:

      Legal hein?! É verdade, acho que se encontrar hipnose clínica em Belo Horizonte, farei sessão (ões) ara ajudar na minha já empreitada vida de não fumante. Parabéns! Espero que esteja sem cigarros!

  2. Ana Luisa Amaral says:

    Desculpem a pergunta, mas ainda se pode comunicar neste site? Gostaria de falar com alguém com quem possa partilhar desta imensa dificuldade que é parar de fumar…

  3. nilza says:

    socorro parei de fumar a 30 dias, mais cada dia que passa sinto que vou ter uma recaida. mais nao posso e nao quero, me ajude por favor. fal alguma coisa, os beneficios que terei se parar definitvamente. me ajude obrigada
    .

    • Marçal Fernando de Oliveira says:

      Ola minha amiga (creio que ja posso me considerar aim, pois desejo muito lhe ajudar…), parei a 35 dias tomando Zetron e Welbutrin, ja nao uso mais os comprimidos mas acredito que farão vc se aguentar por mais tempo, até que se solidifique sua decisao. Boa sorte! E te garanto que deixar esse habito e bom demais! Fumei por mais debrrinta anos…mas nunca mais tocarei num cigarro! Abraços!

  4. IVONE says:

    Ola espero que continue nesta batalha pelo que eu li ja faz um bom tempo, hoje fazem 26 dias que eu nao fumo deois de um longo periodo de 34 anbos fumando, mas vals la em frente …nao vejo a hora de completar um mes vai ser o maior tempo que fiquei sem fumar, acho muuuita falta meesmo mas nao vou desister como tambem espero que nao tenha desistido.

    Um Abraço

    Neca

Leave a Reply