“Liberdade”, de Jonathan Franzen (2010)

“Um clássico moderno” – foi assim que The Guardian classificou este longo romance do americano Jonathan Franzen.

liberdadeE, de facto, ao lermos este “tijolo” de 684 páginas (Edição D. Quixote, tradução de Maria João Freire de Andrade), não podemos deixar de pensar nos grandes autores clássicos norte-americanos.

A história desenvolve-se em redor do casal Walter e Patty Berglund e do seu amigo Richard Katz. Os três conhecem-se na Universidade, nos finais dos anos 70 e, ao longo dos anos, vamos conhecendo as suas vidas, os seus desencontros, as suas traições, as suas reconciliações.

Patty era uma basquetebolista com algum mérito que, depois de se casar com Walter, se transforma numa dona de casa cada vez mais deprimida, reprimindo, durante muito tempo, a sua atracção física por Richard Katz, um músico rock mais ou menos falhado, cuja carreira musical tem altos e baixos.

Walter é um defensor da natureza, transformando-se num verdadeiro militante, obcecado pela conservação de várias espécies de aves nativas. Quando Patty se envolve com Richard, deixa-se, ele próprio, seduzir por Lalitha, uma outra ecologista militante, com metade da sua idade.

Franzen cria personagens credíveis e consegue manter o leitor interessado ao longo de toda a história, embora todos estes conflitos da classe média norte-americana sejam um pouco distantes da nossa realidade.

Vale a pena ler, sobretudo pelo retrato fiel da América dos últimos 40 anos.

One thought on ““Liberdade”, de Jonathan Franzen (2010)

  1. Conseguiu despertar-me interesse, sou capaz de o ler, obrigadinho.
    Agora estou mais virado para o Einstein e pasmo de ler uma biografia prefaciada pelo Nuno Crato que em tempos os cheguei a igualar e agora não percebo como é que tal foi possível.
    Acabei um autor francês que eu julgava espanhol, jovem, com alguma robustez lançado pela Teorema e de Michel Rio passado num mundo de cineastas escritores e empresários dessas artes e o que me prendeu ao livro foi a descrição de uma jovem ao longo da praia que perpassa todo o livro com algum erotismo que nunca aflora verdadeiramente mas que persiste. Surpresa no supermercado em saldo custou 1 euro.
    ….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.