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O Coiso
O melhor do meu Pão Comanteiga

MÚSICA

Programa emitido em 22 de Maio 1983

Abertura
Poucas palavras e muita música neste penúltimo Pão Comanteiga-83. Para a semana ainda cá estaremos mas, depois, deixaremos de vos chatear. E como estamos a queimar os últimos cartuchos, vamos fazer um programinha ligeiro, sinfónico, nãofónico e completamente afónico.
O grupo coral é o do costume: Bernardo Barítono e Cunha, Artur Contralto e Santos, Isabel Pinhão Tenor, o falsete José António Pinheiro, o baixo José Duarte, o alto José Fanha, o assim-assim Mário Zambujal e o maestro Carlos Cruz, sentado na catapulta, de batuta na mão – sempre atento às notas.
Somos, afinal, um quinteto radiofónico mais três, que semanalmente compomos o som do Pão Comanteiga, emitido nas duas ondas musicais da Rádio Comercial – a estação que não se ouve mal, desde que bem sintonizada.
Temos os instrumentos afinados, as pautas no sítio e estamos preparados para o recital. Temos dois pratos nos gira-discos e dois copos nos microfones, um milhão de élepês espalhados aqui pela cabina e alguns textozitos com algumas baboseiras para vos impingir durante três horas.
E como o programa de hoje tem especial incidência na música, aconselhamos os nossos ouvintes a prepararem as vossas penitenciárias de alta fidelidade, para poderem gozar em plenitude a estereofonia dos nossos dois canais: o da Mancha e o do Panamá. Os que têm apenas onda média terão que ouvir os dois canais misturados – o que dá uma razoável confusão geográfica.
E não se esqueça que um concerto de piano não é a mesma coisa que um arranjo de uma viola...

Frases
* Viu duas vezes “Um Violino no Telhado”. À terceira vez, foi buscar uma escada e foi tirá-lo de lá, por causa da chuva...

* Nunca se toca uma marcha fúnebre ao vivo...

* Todas as flautas de bambu são feitas de bambu. O mesmo não se passa com as flautas de bisel.

* A qualidade da área de uma ópera não se mede pela sua superfície.

* Sempre que tocava piano de ouvido, aleijava as orelhas.

* Nem todos os órgãos são fáceis de tocar... o fígado, por exemplo...

* É impossível tocar gaita de beiços de trombas.

* Tocar um cravo é tão fácil como tocar uma rosa – basta ter um à mão.

* A música de câmara está enfeudada às autarquias.

* Para tocar uma viola baixo num 10º andar é preciso muita elasticidade.

* Tome nota:
os que tocam bandolins são bandoleiros
os que tocam viola são violadores
os que tocam órgão são organizadores
os que tocam trombone de varas são coxos
os que tocam bateria são batedores ou mecânicos
os que tocam pratos são praticantes
os que tocam ferrinhos são ferrugentos
os que tocam bombo são bombeiros
os que tocam tambor são tamboretes
os que tocam pandeireta são pândegos
os que tocam baixo não se ouvem
os que tocam contra-baixo têm a mania que são altos
os que tocam sinos são sacristãos

Curiosidades
* A quinta de Beethoven não tinha árvores de fruto

* O Barbeiro de Sevilha não é único – há montes deles, embora em Madrid haja mais

* A Abertura de 1820 foi a 1 de Janeiro, como em todos os anos

* Quanto à Abertura de Guilherme Tell foi causada por uma apendicite

* As fugas de Bach eram para a casa de banho. Sofria de colite porque andava sempre metido no cravo bem temperado

* Os nocturnos de Chopin eram até às tantas!

* Para compor o Danúbio Azul, Strauss pintou-o primeiro

* Ainda ninguém descobriu quem escreveu o Bolero de Ravel

* O Messias de Handel será o mesmo?

* Verdi escreveu Otelo muito antes do 25 de Abril

* Um americano em Paris é da responsabilidade de Gershwin; os outros não...


 

Actualizado em: 10 Julho 2004
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