< Voltar à homepage do Coiso
O Coiso
O melhor do meu Pão Comanteiga

PRAIA-CAMPO-TEMPOS LIVRES

Programa emitido a 16 Agosto 1981

Frases
* Escolha uma praia com rochas e vá à procura de mexilhão. Faça como os apóstolos – procure-os debalde.

* Se o seu filho tem medo da água, dê-lhe uma laranjada.

* Não goze as suas férias – com as férias não se brinca!

* Este mês, corra asprais da Linha, para variar, e faça assim:
em Algés, molhe os pés
em Paço d’Arcos, molhe os braços
em Oeiras, as orelhas
em Carcavelos, os cotovelos
no Estoril, molhe o pernil
em Cascais, molhe os queixais
e depois, dê um salto e Gincho!

* Um pique-nique aéreo chama-se sputnik.

* No campo a vista não se espraia.

* Um campo que atrai muitos turistas é um campo magnético.

* Se não quer engordar, não fique muito tempo ao sol, na praia. Olhe que o calor dilata os corpos.

* “Isto é areia de mais para a minha camioneta!” – exclamou o camionista, contemplando a praia.

* Nunca passe pelas brasas num pinhal – cuidado com o fogo!

Sugestões para ocupar os tempos livres
Você está tão habituado à rotina que passa as suas férias a bocejar, sem saber o que fazer. Tem que vencer esse tédio! Dedique-se a algo de diferente e excitante. Eis alguns exemplos.
- Estude atentamente o comportamento do homem quando está zangado. Se está a passar as férias na praia, meta-se em todas as zaragatas que encontrar pela frente. Aprenda a calcular a força do murro que vai levar pela expressão do agressor. E se não encontrar zaragatas, provoque-as você mesmo.
- Dedique-se ao coleccionismo. Um grão de areia de cada praia por onde passar. Grão a grão, vá enchendo a sua casa de areia. Se for persistente, no próximo ano, bastará arranjar um alguidar com água e uma mão cheia de sal, e terá a praia em casa.
- Descubra, por si mesmo, que nem todas as praias bronzeiam da mesma maneira. Dá um pouco de trabalho, mas compensa. No primeiro dia, passa a manhã na Costa da Caparica, completamente vestido, deixando apenas o braço direito á mostra. No segundo dia vá até Cascais, e faça o mesmo com o braço esquerdo. Utilize o mesmo sistema para a perna direita, depois a esquerda e por aí fora. No fim de semana, coloque-se, todo nu, em frente ao espelho, e verifique como as várias partes do seu corpo têm um bronze diferente.
- Aproveite as férias para fazer desporto. Todas as manhãs, depois de acordar, vista uns calções e uma camisola, calce um par de ténis e vá a correr á casa de banho. Descanse o resto do dia.
1º Grande Curso de Férias Pão Comanteiga
E chegou a altura de revelar mais uma grande iniciativa do Pão Comanteiga: um grandioso Curso de Férias. Achamos que as férias não devem ser passadas a ferro e muito menos com futilidades. Há que aproveitar o tempo livre e dedicá-lo a aprender coisas novas. Por isso mesmo, decidimos organizar o 1º Grande Curso de Férias Pão Comanteiga, cujas regras passamos a enunciar:
1º O curso realiza-se algures numa praia portuguesa e terá a duração máxima de 5 anos e mínima de 5 dias, com início previsto para 10 de Agosto ou 19 de Outubro. As aulas serão diárias ou, pelo menos, semanais, das 9 horas em diante.
2º As inscrições estão abertas a todos os indivíduos do sexo masculino, incluindo senhoras, desde que tenham mais de 11 anos de idade e 3 de espessura. Não interessa a nacionalidade, mas apenas o país de origem, estando vedadas as inscrições aos muçulmanos sunitas, sherokees e cartagineses, por razões óbvias.
3º No acto de inscrição, o candidato paga uma pequena propina, isto é, uma propininha, que nunca poderá exceder os 20% do seu rendimento mensal, deduzidos os gastos considerados essenciais. Aceita-se qualquer tipo de moeda, mesmo falsa, desde que corrente.
4º O candidato passará a designar-se por aluno depois de ter acertado num pequeno questionário que consta de, pelo menos, uma pergunta, que é a seguinte: “Para que lado fica a Pérsia, quando se está de costas para o Mosteiro dos Jerónimos?”. Se responder acertadamente poderá começar imediatamente o curso. Se errar a resposta, só poderá começar passados dois dias. Finalmente, se responder “não sei” ou “talvez”, será convidado para professor.
5º Durante as aulas, serão servidas refeições ligeiras que os alunos deverão deglutir enquanto o professor esfrega um olho. Serão ainda concedidos dois intervalos para fazer chi-chi – um de manhã e outro também – não se indicando, no entanto, a localização exacta dos sanitários.
6º Serão leccionadas as seguintes disciplinas:
- natação em água salgada (disciplina vedada a hipertensos)
- natação em água doce (vedada a diabéticos)
- natação sem água (incluindo aulas práticas no chão da sala)
- mergulhos numa parede de betão (disciplina facultativa)
- campismo ao ar livre e campismo ao ar de parvo, seguidas de simpósio insubordinado ao tema “estacionar num parque de campismo ou acampar num parque de estacionamento – o grande drama dos aborígenes”
- desenvolvimento do farnel da antiguidade clássica aos nosso dias ou, como fazer omoletas sem ovos.
- ocupação dos tempos livres na prisão ou como jogar xadrez à sombra
- e ainda aulas práticas de bocejar na praia, com passagem, de slides, dormir a sesta numa quinta e como dar nas vistas numa praia sem fazer figuras tristes
7º Os professores não serão nem os melhores, nem os piores. É o que se arranja...
8º No final, será oferecido um beberete com água da EPAL e os estudantes melhor classificados serão distinguidos e apontados a dedo pelos colegas.

 

Actualizado em: 22 de Novembro
O MELHOR DO PÃO COMANTEIGA
Textos seleccionados do Pão
CROMOS DO COISO
Cromos antigos para a troca e sites recomendados

O MELHOR DO PAU DE CANELA
Textos selecionados deste jornaleco de 1985

HISTÓRIAS POUCO CLÍNICAS
...mas muito cínicas
O MELHOR DO UMA VEZ POR SEMANA
Textos seleccionados deste programa sexual de 1986

COISAS DO COISO
textos e bonecos seleccionados que sairam no Coiso em papel

CAUSAS DO COISO
Como tudo começou

DICIONÁRIO PORRINHA
COMENTÁRIOS AO COISO
E-MAIL
Vá... enviem-me um e-mail!
Este é o Coiso do Artur Couto e Santos.
Se tiver algum comentário a fazer ao meu Coiso, carregue aqui:

arturcs@netcabo.pt