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O Coiso
O melhor do meu Pão Comanteiga

Jogos

Programa emitido a 24/5/1981

FRASES

* O jogo do chinquilho é o diminutivo do chamado jogo dos chinco que, como che chabe, é jogado por chinco jogadores.

* Nas cartas, como no resto, uma dama nunca se balda.

* Quem não gosta do jogo do galo é, por vezes, a galinha...

* E preste atenção a este conselho: nunca jogue à barra do lenço com ranhosos.

* É óptimo jogar ao bilas nos cemitérios - as covinhas já estão feitas...

DIÁLOGO
A - Boa tarde. Desejava um jogo para uma criança de 5 anos.
B - Certamente... Temos, por exemplo, o jogo da fisga. É muito engraçado...
A - E como se joga isso?...
B - É simples: consiste numa fisga e num saquinho com pedras; depois, a criança atira pedradas à família ou aos vizinhos, impulsionando-as com o elástico da fisga.
A - Parece-me um jogo um pouco violento...
B - De modo nenhum! Bem vê... as pedras são pequeninas, não têm arestas e uma criança de 5 anos tem pouca força...
A - Não... não me agrada... não tem nada menos violento?
B - Tenho o jogo das escondidas.
A - E como é esse?...
B - Também muito simples: o senhor tapa os olhos e conta até 50; entretanto, o seu filho esconde-se. Terminada a contagem, o senhor vai à procura dele. Quando o encontrar, invertem-se os papéis, isto é, o seu filho tapa os olhos e o senhor esconde-se.
A - Esse agrada-me mais. Embrulhe-me um, por favor...
B - Com certeza... A - Desculpe, não tem outra cor?...
B - De momento, só temos verdes...
A - Paciência, levo esse...

SUGESTÕES PARA NOVOS JOGOS

1. O jogo dos copos
Trata-se de um divertimento impagável e que o pode ocupar a si e à sua família durante todo o fim de semana. Aconselhamo-lo vivamente a quem tiver filhos.
É fácil; depois de comprar 325 copos de vidro (qualquer qualidade ou tamanho servem), coloque-os do seguinte modo: os primeiros vinte em fila indiana, bem juntinhos; por cima destes, colocará dezanove, depois dezoito, dezassete e assim sucessivamente, até ficar com um único copo no topo. Claro que, durante esta operação, um ou outro copo poderá cair, arrastando alguns na queda. Óptimo! O gozo será ainda maior, nesse caso. Por isso, é melhor precaver-se com mais copos. Compre aí uns 500. Devem chegar. Se for cuidadoso, claro...
Assim que tiver construído a torre com os 325 copos, arranje um peso de 20 quilos, dez metros de corda forte, uma argola com um espigão, um berbequim, areia e cimento. Suba a um escadote e, com o berbequim, faça um orifício no tecto, na direcção da pira de copos. Depois, introduza no orifício a argola com o espigão. Entretanto, a sua mulher, ou mesmo os miúdos (o que será ainda mais divertido), prepararam algum cimento. Preencha o resto do orifício com cimento, de modo a que a argola fique bem presa ao tecto. Claro que deverá ser muito cuidadoso durante toda a operação, porque o mínimo descuido pode fazer cair a pira de copos e muitos se partirão, mas não é isso que se pretende - o que se quer é partir os copos todos, de um só golpe.
Bom... se preferir, pode ser desastrado de propósito e partir mesmo alguns copos. Será uma maneira de aumentar ainda mais o gozo. Mas, neste caso, compre uns mil copos, pelo menos...
Portanto, temos a torre de copos e temos a argola bem presa ao tecto. Agora, ate uma das extremidades da corda ao peso de 20 quilos e introduza a outra extremidade na argola. Puxe pela corda com cuidado, até que o peso esteja pertinho do tecto, mesmo por cima dos copos. Como a corda é comprida, você e a família estarão longe, possivelmente abrigados atrás de um sofá. E pronto, agora é só largar a corda! Vai ver que é um fartar de rir! Apostamos em que não ficará um único copo inteiro.
Depois, entretenham-se a varrer os cacos.

2. Jogo das nozes
É um jogo muito divertido, em que poderão participar 4 jogadores. O material é simples: uma mesa, 4 cadeiras, alguns quilos de nozes e 4 martelos. Os 4 quatro jogadores dispõem-se em redor da mesa e distribuem entre si as nozes. Cada um receberá, também, um martelo. Depois, cada jogador deverá colocar a mão esquerda sobre a mesa, com a palma da mão para baixo e com os dedos bem afastados. Em seguida, coloca-se uma noz entre cada dedo, num total de quatro nozes. Tira-se à sorte quem começa a jogar. O primeiro jogador, pegando no martelo com a mão direita, dá uma martelada na mão esquerda, tentando partir uma noz. Ganhará 5 pontos por cada noz partida e 10 pontos por cada dedo atingido. Terá cinco pontos negativos por cada obscenidade proferida. O jogo prossegue, sempre pela esquerda, até que se acabem as nozes, ou os dedos.
Variante: colocar as nozes entre os dedos da mão direita e martelar com a esquerda. Pode ser mais divertido se não existir nenhum jogador canhoto.
E no fim, comem-se as nozes, pois.

3. Jogo dos livros
Bom, este é para intelectuais... Arranja-se um grupo de amigos e convidam-se a passar uma tarde lá em casa. O jogo é simples. Pegue em meia dúzia de livros - o número depende do número de intelectuais que arranjou. Escolha, de preferência, obras volumosas, como os Irmãos Karamazov, os Miseráveis, a Bíblia. Depois, arranque as folhas todas de todos os livros e misture-as, baralhe-as. Suba a uma mesa e deixe cair esses milhares de páginas célebres, que se espalharão por toda a sala. Depois, é só largar os intelectuais. Vence aquele que primeiro conseguir reconstituir um dos livros.
(também publicado no nº 2 da revista PcM, julho 1981)

4. Jogo dos ovos
Eis outro jogo simples e agradável. Permite um mínimo de dois e um máximo de 427 jogadores. Os participantes podem sentar-se em volta de uma mesa ou em círculo, no chão. Arranjam-se, depois, ovos de galinha, não muito grandes, em número igual ao dos jogadores. Cada jogador deverá introduzir um ovo na boca. Depois de terminada esta delicada operação, sorteia-se o primeiro a jogar, que deverá dizer a palavra paralelepípedo, sem partir o ovo. O jogo prossegue pela direita e vão sendo eliminados os jogadores que partirem o respectivo ovo. Como penalidade, comem-no. Todo.
O jogo continua com a pronúncia das seguintes palavras: hipopótamo, marmelada, periscópio, propulsão, hipotenusa e papelotes. É pouco provável que, depois de proferidas todas estas palavras, exista mais do que um jogador com o seu ovo inteiro. No entanto, para desempate, pode dizer ácido desoxirobonucleico, andando ao pé coxinho e agitando os braços.
E, se mesmo assim, o empate subsistir, joga-se uma bisca, pronto!

 

Actualizado em: 5 de Agosto
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